Página Inicial // Berços, Quarto de Bebê // Protetores de Berço

Protetores de Berço

Dicas de Protetores De Berço: Item Fundamental Para O Preparo Na Acomodação Do Bebê

            Comprado o berço para iniciar a decoração do quarto do bebê, outro acessório que precisa ser pensado é o kit protetor que irá ser posto no berço. Este acessório tem a dupla função: a de embelezar ainda mais o quarto da criança e proteger ao redor do espaço.

O kit de berço é um jogo, em geral, formado por cinco a oito peças: um edredon, uma cabeceira, duas laterais, um lençol de cima, um lençol de baixo com elástico, uma fronha, um mosqueteiro, esta última quase sempre opcional, pois só deve ser adquirida de o berço tiver o apoio para ele. Os kits de berços apresentam modelos que vão dos mais simples aos mais sofisticados. As peças geralmente são feitas em pique ou percal de 100% algodão, bordados à mão ou que recebem apliques ou motivos delicados que podem definir toda a decoração do ambiente.

Alguns kits também são acompanhados pelas “balas” que muitas mães não dispensam. Elas auxiliam na centralização do bebê sobre o colchão, evitando que eles virem constantemente. Entretanto, o uso desta peça é contestado por médicos e organizações mundiais de saúde, pois ao contrário do que se pensa, são mais decorativos do que utilitários. Eles podem inclusive provocar acidentes.

Outra peça que pode acompanhar o kit é a saia posta internamente em torno do berço. Este item deve ser comprado quando o modelo do berço for o americano, pois ele possui dimensões maiores do que os berços tradicionais. É possível que também acompanhe o kit um protetor de colchão, o qual impedirá a passagem de futuros vazamentos de xixi para a espuma, evitando a proliferação e o acúmulo de bactérias ou fungos.

O ideal é que para cada berço haja dois kits. Também é recomendável que as peças possuam zíperes para que o enchimento do interior seja retirado para a lavagem e higienização. Evite comprar os modelos que são muito rebuscados ou os que tenham apliques em forma de bichinhos de pelúcia. Eles, além de acumularem muita poeira, podem soltar pelos que provocam reações alérgico-respiratórias, em especial nos bebês recém-nascidos.

Há diversas lojas e sites especializados que oferecem modelos dos mais variados, enquanto qualidade e preço. Vale lembrar que há kits com muito mais itens, às vezes é possível comprar o kit higiene, a cortina, os tapetes, os suportes para fraldas e pomadas e várias outras peças que compõem a decoração do quarto bem como a do enxoval.

Artigos relacionados: