Página Inicial // Recém-nascidos, Roupas // Roupas para Recém nascidos

Roupas para Recém nascidos

Dicas de roupas para bebês recém-nascidos.

A primeira dúvida que surge quando o assunto são as primeiras roupinhas do bebê é que tamanho comprar. Através do exame de ultrassonografia temos uma vaga imagem das medidas do bebê, mas nas últimas semanas de gestação eles crescem e muito.

Visando ajudar as mamães vamos dar algumas dicas do que comprar de roupinha para os recém-nascidos nos primeiros três meses de vida e os cuidados que devamos ter com elas. Uma primeira dica é que a mamãe faça o chá de bebê entre o sexto e o oitavo mês, pois nesse período ela já vai ter uma ideia do tamanho do bebê.

Que tamanho comprar?

Se o seu bebê for pequenino, o tamanho ideal é o RN, para bebês até 3,5kg compre o tamanho P, bebês de até 5kg o tamanho certo é o M, acima desse peso compre G. O mesmo vale para as fraldas descartáveis. Lembre-se, não compre muitas peças do tamanho RN, pois os bebês crescem muito rápidos e elas deixam se servir me seguidinha.

O que comprar?

Em relação ao vestuário, alguns itens são básicos para o recém-nascido, o ideal é que ele tenha ao menos 3 conjuntinhos pagão de malha. Um conjunto pagão é composto por 1 mijãozinho, 1 camiseta e 1 casaquinho. A camiseta é aberta nas costas e facilita a mamãe a vestir o bebê, o casaquinho é fechado com um cordãozinho perto do pescoço, tenha cuidado para não deixar muito apertado. Esse conjuntinho deve ser usado por baixo do macacão e custa bem baratinho.

O bebê vai precisar de 6 culotes e 6 camisetinhas. Compre as camisetas com abertura na lateral para facilitar na hora de passar na cabeça do bebê. 2 conjuntinhos de touca e luva. 4 pares de sapatinho ou pantufinha. 4 macacões curtos e 4 com os pés reversíveis, que você vai poder aproveitar mais. 6 bodies que são as camisetinhas com fechamento de botão entre as pernas. Tendo essas peças você já pode ficar tranquila.

Cuidados com os tecidos.

Os bebês são muito sensíveis e certos tecidos podem causar alergias e o mais indicado ainda é o algodão. O tecido de soft é quentinho, mas deve ser utilizado com uma camisetinha de algodão por baixo.

O plush também é recomendado, pois é feito em grande parte de algodão e solta menos fiapos, que não são bons para a pele do bebê. Tome cuidado com a lã por causa do acumulo de pó e ácaros, mantenha as roupas de ã sempre limpas e bem secas. A flanela é mais macia e a grade maioria e composta somente com algodão, é uma boa pedida para o inverno. O veludo é um tecido muito bom para as roupas mais pesadas, mas mamãe fique atenta, pois os fios podem se desprender facilmente.

Cuidados na hora de lavar.

Lembre-se que cada tipo de tecido pede um cuidado especial, eles podem encolher, manchar, desbotar e etc. Procure lavar as roupas do bebê separadamente e apenas com água e sabão neutro, evitando assim futuras alergias.

Procure sempre estarem atentas às etiquetas que vem presa nas roupas, nelas você vai encontrar instruções de lavagem para que as roupinhas do seu bebê durem mais e ainda possam ser passadas adiante. Não se esqueça de enxaguar bem as roupas após a lavagem e para conserva-las não torça, apenas retire o excesso de água e deixe sacar naturalmente.

Artigos relacionados:

Tags: